Ignorance
Entrevistador: Roberto
Entrevistado: Fabiano
1- Saudações Fabiano, primeiramente agradeço sua participação do site Cerrado Rock dando essa entrevista. Poderia nos dizer quando se deu a origem da banda Ignorance e como surgiu as primeiras ideias e ensaios?
Salve Roberto, muito obrigado pela oportunidade de participar do Cerrado Rock, em nome do Ignorance venho a agradecer a oportunidade e a parceria que temos com você e a galera de Uberlândia, sempre nos apoiando e fazendo essa união dentro do underground. Assim mantemos hoje nossa estrutura e formação.
O Ignorance é uma banda formada em outubro de 2014, tínhamos uma banda desde 2006 o silent in fear, paramos as atividades quando eu fui trabalhar no estado do Paraná, quando eu voltei para MG infelizmente o nosso baterista o Marcelo estava se mudando para Uberaba não podendo manter a banda, ai o Uanderlei Reis ( baixo e vocal) e eu ( guitarra) decidimos montar um novo projeto, tivemos uma conversa com o Israel baterista do hellthrash e iniciamos um trio de death metal chamado Ignorance, rapidamente construímos um repertório bem agressivo, direto sem frescuras, realizamos algumas apresentações e rapidamente chamamos a atenção de alguns produtores de Belo horizonte e recebemos vários convites tocando com grandes nomes do underground nacional e também fazendo a abertura para algumas bandas gringas. Em 2015 a banda passou a ser um quarteto onde o vocalista Yves , com isso conseguimos uma maior liberdade para trabalhar as cordas e onde gravamos nosso primeiro trabalho ” Cause of Doom” com 10 faixas e uma ótima repercussão, inclusive com um show de lançamento maravilhoso em Uberlândia junto com nossos irmãos do S de BH e dando início a grande parceria com nossos irmãos de Uberlândia Gore Autopsy e Scourge. Como toda banda tivemos vários problemas com formação, devido a incompatibilidade de horários com trabalho, com isso passamos por uma grande reformulação em 2017 tivemos a entrada do Birité Junqueira nos vocais, Alexandre Ceguinho e André Heleno ambos ex integrantes do Abasbaron que havia até então encerrado suas atividades, com essa formação realizamos várias apresentações porém não tivemos nenhum registro de gravação, já em maio de 2018 tivemos mais uma alteração em nosso formação, onde a mesma se mantém até hoje, com Wagner Morfeu assumindo o Baixo, Serginho na Bateria ( banda Oostegor), Birité Junqueira nos vocais e eu na guitarra. Demos início a um trabalho árduo de novas composições onde tive uma rotina forte de ensaios e em outubro entramos em estúdio para gravação do nosso atual trabalho o Blood Hate and Pain, mantendo a parceria com o Thiago do estúdio óxido onde realizamos a gravação dos nossos dois álbuns.
2- Todos sabem das dificuldades de se encontrar membros para montar bandas, em BH por ser uma metrópole também há essa dificuldade?
Realmente é difícil arrumar integrantes, principalmente com mesmas disponibilidade e com mesma ideologia de banda, mais no Ignorance, sempre tivemos componentes de uma rede de amizade em comum, bandas parceiras e amigos de shows, eventos e resenhas, e como o Ignorance possui um estúdio próprio de ensaios, facilita muito com rotinas pesadas de ensaios aos finais de semana, e também temos estúdios parceiros onde realizamos ensaios períodos noturno como no próprio óxido e no to mega therion com grande mestre do bonde vegano Maurício.
3- Como é processo de composição da Ignorance?
Trabalhamos muito em conjunto, normalmente eu e o Morfeu criamos alguns riffs e trocamos anotações e videos pelo telegram, quando nos encontramo nos ensaios o Serginho aplica toda sua agressividade nas baquetas ai quando construímos um esboço para música discutimos uma temática e o Birité entra com algumas insanidades nos vocais, o mais bacana que todos opinam para termos um resultado que agrada a todos.
4- Em BH tem bons contatos de estúdio de gravação? Hoje muita gente grava por conta própria também, como geralmente é o processo de gravação de vocês?
Temos dois trabalhos, ambos gravados com Thiago no óxido, sabemos da excelência de gravação de inúmeros estúdios, porém temos uma história com o Ignorance no óxido e com a parceria com o Thiago, acredito por ele ser um amigo e já conhecer a personalidade de cada um, ele consegue fazer um trabalho de gravação diferenciado com o Ignorance.
5- Vocês lançarem recentemente um material, como está sendo o retorno da divulgação dele? Tiraram muitas cópias? Como estão fazendo a divulgação, os meios de comunicação?
Sim recentemente tivemos o lançamento do Blood Hate and Pain agora em 2019, realizamos contato com vários selos e algumas gravadoras, porém todas as propostas que recebemos, a banda não avaliou de uma forma positiva, aí decidimos fazer um lançamento independente, tivemos nossa arte gráfica feita pelo grande amigo da Factal Midea o Guitaw e fizemos um lançamento com uma mídia de CD diferenciada, uma mídia com fundo preto trazendo uma exclusividade no lançamento, pois é uma mídia mais resistente e com uma estética muito foda, for 50 cópias nesse formato que já se esgotaram e 100 copias com mídia comum, ambas se esgotaram com dois meses após o lançamento, uma saída que surpreendeu a banda principalmente com encomendas no norte e nordeste do país, também rolou pela Soberano Distro as nossas camisas oficiais, fizemos recentemente mais uma tiragem do nosso CD com 200 cópias e como a galera pediu também fizemos uma tiragem de 100 cópias do Cause of Doom para nossos próximos eventos.
6- Vocês tem tocado em shows atualmente? Como está de agenda?
Sim, primeiro semestre foi muito bacana pra nós, já confirmados para o segundo semestre temos em Uberlândia mais uma vez a oportunidade de estar participando do Crossover and general Metal mais uma vez ao lado dos nossos grandes irmãos do Gore Autopsy e do retorno do Cirrhosis, também será a segunda vez que dividimos o palco com Masturbador, em seguida temos o evento do tropa metal MC em contagem, temos outros convites mais ainda estamos aguardando a postagem do organizadores do evento ainda devido os cast não estarem ainda fechado.
7- Tocaram aqui em Uberlândia em 2015, como está a expectativa para voltar e reencontrar pessoas que agora já conhecem a banda? O que podem esperar?
Estamos muito felizes em retornarmos em Uberlândia, tivemos o prazer de fazer o lançamento do Cause of Doom e agora estamos com o lançamento do Blood Hate and Pain, será uma grande honra poder destruir junto com um público insano de Uberlândia e região, fomos muito bem recebidos pelos organizadores e o público, estamos ansiosos para chegar dia 10 logo, levaremos bastante material para o crossover.
8- Dê sua visão de uma forma geral de como é a cena underground brasileira, pontos positivos e negativos.
Infelizmente temos algumas bandas que se comportam de uma forma estranha levando a cena como uma disputa entre bandas, tem a galerinha que se acha demais, e também tem a desvalorização dos produtores de eventos para as bandas mais recentes, mais em geral não damos a mínima para os ditadores de regras ou os que só ficam criticando e não fazem as coisas acontecerem, focamos em nosso som e temos os apoio do nosso público e em nossos amigos e bandas parceiras, que não vou citar os nomes para não ser injusto e acabar esquecendo alguma, focamos nas parcerias e união com quem realmente quer fazer uma cena forte e não um campeonato de bandas, procuramos apoiar sempre, divulgando, indo em eventos quando possível e adquirindo material. Força e honra a todos que fazem o underground verdadeiro.
9- Quais os próximos passos da Ignorance, pode nos adiantar algo?
Estamos focados em eventos agora em 2019 para divulgação do Blood Hate and Pain, caso alguém queira levar o Ignorance em seu evento pode entrar em contato diretamente comigo pela página da banda no Facebook. Também temos um projeto para lançamento se ainda possível esse ano de um projeto com um álbum junto em uma parceria com outras duas bandas irmãs de Belo horizonte.
10- Deixe aqui suas considerações finais, o espaço está aberto.
Gostaria novamente de agradecer a oportunidade de participarmos dessa entrevista e deixar um grande abraço a todos que apoiam o underground e ao Cerrado Rock e também convocar toda a galera de Uberlândia e região que puder comparecer no dia 10 de agosto no crossover, preparamos um repertório muito porrada que vai ter algumas músicas do Cause of Doom e o Blood Hate and Pain na íntegra, esperamos todos vocês!!!!
Força e honra ao underground nacional!!!