Crossover And General Metal – 18 anos
Já se passaram 18 anos da primeira edição, essa que aconteceu num antigo espaço que se localizava ao lado do Terminal Central de Uberlândia, a ideia inicial foi para fomentar a intercâmbio de bandas na cidade e dar oportunidades principalmente para bandas iniciantes como também chamar bandas de fora.
O primeiro evento como foi mencionado acima foi uma experiência que não sabíamos se ir dar certo, já que não tínhamos nenhum equipamento de som, a procura por casas de shows que abrissem espaço era agonizante, ninguém queria fazer evento de “rock” como costumavam rotular nossos sons, já que muitos proprietários de casas não sabiam exatamente do que se tratava.
O que muitos relatavam é que iria destruir o local com brigas e vandalismo, o que foi desmistificado por muitos no decorrer dos shows.
Em relação de equipamentos, as únicas coisas que possuíamos era um cubo de baixo e uma bateria, além de muita vontade de fazer acontecer, e foi assim que pensamos num evento local que abrisse portas e que de alguma forma fizesse a nossa manifestação cultural acontecer, foi feito eventos em diversos espaços improvisados e de forma precária, mas sempre levando muita a sério o compromisso de se realizar algo.
A primeira edição que acontecer no centro da cidade contou com a participação de sete bandas da cidade e região, foi uma boa experiência, no espaço realizado tinha uma boa estrutura de som o que nem sempre acontecia em edições posteriores.
Corríamos atrás de inúmeros locais para fazer parcerias, daqueles que possibilitou mais evento podemos citar o Metropolitan na av. Floriano Peixoto. Lá foram várias edições geralmente aos domingos porque a casa não disponibilizava outro dia.
Com o tempo fomos adquirindo equipamentos e hoje mesmo que não seja nada de ponta dispomos de um som modesto, mas que nos atende para fazer eventos em qualquer lugar que abra o espaço. Uma boa parceria no período mais recente foi com os Moto Clubes, primeiro foi no MC Companheiros, lá também ocorreram muitas edições. Atualmente temos uma boa parceria com o MC Abutres, pessoal que sempre nos recebeu bem e que está sendo possível organizar evento e continuar com nossos intercâmbios.
Não sabemos quanto tempo ainda temos para realizar esses eventos, porém a pretensão é ir em frente, abrindo espaço para bandas antigas e novas, esse texto é para agradecer a todas as pessoas que fizeram parte dessa história, que se aproxima de 20 anos e mais de 50 eventos, se considerarmos outro evento que organizamos, o “Cerradão” e outros tantos que fizemos parte da organização.
Essa próxima edição, 30ª, está preste a acontecer, será nos Abutres e esperamos aqueles que sempre nos apoiam, tomara que em 2025 tenham muitos eventos do underground uberlandense e de nossos parceiros de intercâmbios.


