Artigo: Por que organizar um evento Underground?

Por: Roberto M Carvalho

Muitos, atualmente, podem se fazer essa pergunta. A primeira coisa a se pensar é sobre o retorno financeiro, de cara já percebemos que isso é quase impossível, uma vez que o valor da bilheteria e o público pagante representa pouco em relação ao investimento.

É por isso que muitos não tomam a iniciativa ou não permanecem por muito tempo nesse meio, mas há questões que nos impulsionam a continuar, analisaremos algumas.

A primeira coisa a se pensar é que tomamos a liberdade de criar algo que nos permita criar um ambiente alternativo, algo que não seria permito naquilo que chamemos de comercial, a começar por ser evento de músicas autorais, levando assim a apresentação mais autênticas e inovadoras ao nosso modo de pensar.

Outro ponto a ser pensado é sobre a cena alternativa, um ambiente diferente do convencional, com cenários bem distintos do que estamos acostumados a ver. Permitindo pessoas que contém a mesma forma de pensar se conectarem por algo que estão interligadas. Outro ponto relevante é que eventos underground são menores, causando um efeito de autenticidade e comunidade, onde muitos se conhecem e se sentem mais próximas dos artistas, além de conectar-se mais os o público presente.

A arte apresentada nesses locais estão longe de ser convencionais, ou seja, perto daquilo que seja admissível num ambiente mais comercial, nota-se a presença de pessoas que gostam e entendem o espaço alternativo cultural, é ali que conseguem expressar sua autonomia no tocante ao gosto artístico.

Dentre várias questões que abarcam o ambiente underground está na resistência contra as normas e valores da sociedade dominante, seja nos aspectos morais ou religiosos. Podendo desafiá-los e promover mudanças sociais e culturais.

Essas nuanças que existem no espaço underground estão repletas de surpresas por se tratar de uma natureza clandestina e muitas vezes exclusiva. Sendo associada a algo fora do radar, sendo muitas vezes quase secreto, invisível aos olhos da mídia. Isso causa um ar excitação à experiência muitas vezes.

Mas nem tudo são flores como no início citamos a falta de recursos, que muitas vezes faz com que o evento seja precário do pondo de vista da infraestrutura. Eventos assim podem carecer de elementos que são muitas vezes não percebidos se comparar aos eventos comerciais, mas que não nos impede de continuar nessa trilha de que nos sentimos realizados e prontos para perpetuar essa manifestação cultural do faça você mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *