Reffugo
Entrevistador: Juarez Távora.
1-Bem meu brother Rodrigo obrigado por ceder essa entrevista ao cerrado rock. Me fale um pouco da história da banda quais as maiores dificuldades de se fazer DEATH METAL OLD SCHOOL no Brasil?
Primeiramente é uma honra participar dessa entrevista, lembrando que mais-que-tudo sou um grande fã do Cirrhosis, isso não tenha dúvidas, bom a banda se iniciou em 2004 em Mogi das Cruzes/SP, com seguinte objetivo de fazer um brutal Death Death violento já o nome se originou pelo fato dos integrantes serem REFFUGOS (restos) rsrsrsrs, de outras bandas da região. E falando das dificuldades que encontramos nesses longos anos de existência posso pontuar que a dificuldade é sobre a diminuição de público nos shows, com isso impactando nas dificuldades financeiras das bandas em geral.
2- A maioria das bandas brasileiras tem dificuldades de manter uma formação fixa, como vocês lidam com esse fato?
Hoje podemos falar sobre essa pergunta muito importante, infelizmente tivemos a recente saída de dois integrantes, o maior problema que identificamos é o compromisso tanto quanto em disponibilidade de tempo e também financeiro pois para manter uma banda underground exige também custos altos.
3- Parabéns pelo cd CHRIST AGONY fodastico,como se deu o processo de composições deste álbum e como está sendo aceitação do cd?
As composição já estavam prontas quando eu entrei na banda em 2016, assumi a banda já indo para o estúdio e gravando minha linha de voz ( rsrsrsrsrs) e sobre a aceitação, estamos orgulhosos de nosso trabalho e de quebra tocando ao lado de bandas que curtimos desde criança.
4-Me diz ai brother quais as 10 bandas do Brasil que você mais escuta e faça seu top 5…..
Posso citar grandes bandas aonde até dividimos palco segue a lista 1- Headhunter DC 2- Mystifier 3- Vulcano 4- Genocídio 5- Krisiun 6- Chaoslace 7- Malefactor 8. Martydom 9- Nervochaos e 10- exterminate.top 5 , Kiss, Black sabbath, Vulcano e 10 – Sarcófago
5- Infelizmente nós Brasileiros temos que conviver com Política, bem ao ser ver metal e politica se misturam?
Na minha opinião, não se misturam, sabemos que estamos passando por momentos muito difíceis, Mas temos que ter a seriedade e sabedoria para enfrentar essas dificuldades.
6- Todo headbanger tem família, na maioria das vezes os familiares não concordam com nossas ideias, como é tua convivência familiar?
Sempre tive a liberdade de me expressar porém sempre com respeito e educação, não tenho problema algum familiar, Pois consigo me expressar com respeito a opinião de todos dentro de minha família.
7- Aproveitando o gancho, alguém de tua família já leu as letras do REFFUGO?
Hahahahaha (se alguém da minha família ler minhas letras acho que vão tentar me internar kkkkk.
8- Tocar em eventos no Brasil é uma das dificuldades das bandas nacionais, falta toda uma extrutura na maioria das vezes (locomoção,alimentação,extrutura de som,cache etc etc) O que você acha que tem que mudar pras bandas terem o mínimo pra tocar?
Com certeza a várias situações que poderiam ser bem melhores, creio que uma boa aparelhagem de som, uma boa divulgação poderiam ser bem melhor, mas no mundo de hoje, com a facilidade da internet isso tira o público dos Shows, a vontade de fazer um show é tão grande das bandas que se esquece de cobrar cache, isso é muito ruim para o cenário pois o próprio cachê poderiam ser investido mais nas própria bandas.
9- O REFFUGO já tem material novo em andamento?
Estamos compondo o nosso 2º material, creio que até dezembro estaremos finalizado por completo, nesse segundo álbum vamos explorar cada vez mais o ódio, pois ele nos mantem fortes e prontos para o Death metal.
10- Te agradeço pela essa breve entrevista, espero um dia poder dividir palco com vocês, o espaço agora é seu para as considerações… Valeu brother longa vida ao REFFUGO…
Gostaria de agradecer vocês e ao Cerrado Rock por essa oportunidade, e seria uma honra dividirmos o palco com uma monstruosidade igual a vocês, quero agradecer a todos que nos apoia pois desses longos anos as dificuldades nos tornam mais fortes.
Valeuuuuu Juarez , cara que honra para nós do reffugo, parabéns pelo Cerrado Rock, vida longa .